A ideia surgiu na análise detalhada do atual cenário contábil, onde vislumbramos a potencialidade que a internet nos oferece, mas que, infelizmente não estamos sabendo utiliza-la adequadamente.

O maior capital que o profissional contábil possui é o intelectual, que invariavelmente deve ser disseminado, expandido, e, debatido para seu efetivo e constante aperfeiçoamento. Atualmente a profissão demanda diversos cumprimentos de obrigações fiscais que tiram o foco do prestador e do profissional contábil.

A utilização deste blog, tentará disseminar a importância que a profissão galgou ao longo dos anos, onde abordaremos semanalmente assuntos de diferentes áreas, quer sejam, propriamente na área contábil, fiscal, trabalhista, previdenciária, e de gestão.

Guarda Livros

Remonta a história da profissão a intitulação do profissional contábil, na expressão “guarda livros”, que podemos conceituar como um trabalhador burocrático, preocupado exclusivamente com o atendimento ao fisco, e com pouco ou nenhum relacionamento com os gestores das empresas.

Este cenário alterou-se consideravelmente, embora algumas diretorias antiquadas ainda tentem qualificar a classe contábil, como elaboradores de “DARFs”, ou “DARFEIROS”, como se ainda fossemos um prestador exclusivo de atendimento ao fisco.

Entidades que tentam galgar o sucesso, devem entender o novo papel do profissional contábil, como sendo uma ciência multidisciplinar, onde passa a assumir diversas novas características de gestão, planejando ações que deverão ser tomadas e os controles que serão utilizados, cabendo ainda primordialmente a interpretação dos fenômenos patrimoniais, mantendo assim a competitividade corporativa.

Gestor Contábil

Estudos do SEBRAE revelam que a maioria das empresas fecham suas portas no primeiro ano de negócio.

Como resolver isso?

A principal característica do sucesso, ou, frustação no meio empresarial, ocorre primeiramente na falta de planejamento, não basta ao empresário, alugar um ponto comercial, abrir uma empresa, e começar a emitir nota fiscal.

A análise preliminar é mercadológica, onde o empresário deverá avaliar os riscos, a concorrência, a aceitação do produto ou serviço, e, principalmente a formação de preços, tudo isso com a consultoria de um profissional contábil, que ajudará na busca que todas entidades querem, o LUCRO.

Essa consultoria preliminar deverá ser feita com o gestor contábil, que invariavelmente irá calcular, os custos da operação, compondo o valor agregado dos produtos, a tributação, as despesas, e a quantidade mínima a ser vendida, produzida ou prestada, para alcançar o objetivo primordial que toda empresa necessita.

Após os cálculos, o futuro empresário avaliará com segurança se o seu “sonho” poderá ser realizado, pois notamos que sem essa análise pormenorizada, esse anseio se transforma em “pesadelo” ou frustação, queimando várias etapas para o sucesso empresarial.

Gestor Contábil

Com os números em mãos, com sua margem de lucratividade embutida, descontados os custos da operação, despesas, tributos, o empresário terá a certeza de seu foco, bastando seguir as diretrizes sugeridas pelo gestor contábil, somente após esse detalhamento, partiremos para a abertura de firma (note que, estou utilizando a expressão firma, sem a conotação jurídica do termo).

Portanto, não basta colocar a “carroça na frente dos cavalos” como já dizia o velho ditado, o sucesso empresarial, não admite falhas, o crescimento deve ser planejado, não pode ser atropelado, deve estar calçada em análise detalhada de riscos estratégicos, analise multidisciplinar e principalmente comprometimento de gestão.

Pelo exposto, note que, neste artigo, em poucas linhas, tento demonstrar a importância que o profissional deve ter, sua análise de gestão sempre será macroeconômica, não focará apenas no tipo de tributação que a empresa irá adotar, “Simples Nacional”, “Presumido”, “Arbitrado”, ou “Real” (futuramente abordarei esses temas mais técnicos, e, de maior densidade).

Conceituar, portanto, esse profissional como “DARFEIRO”, ou “Guarda Livros” é sinônimo de insucesso empresarial.

Ferramenta de Consulta

Iremos com essa nova funcionalidade implantada pela Internet, desmistificar para alguns e reforçar para outros o conceito e o respeito que o profissional contábil merece nos dias atuais, e, sua crescente importância para o futuro.

Os temas aqui tratados, não terão caráter cientifico, mas sim, uma ferramenta de consulta para o empresário, para o gestor, administrador, e, também para o colega de profissão contador, pois nosso intuito, será agregar valores, e, disseminar conhecimento, bem como absorve-los em comentários e discussões que cada assunto assim o exija.

Exploraremos ainda as conhecidas vídeos aulas, onde também abordaremos temas controversos, responderemos as principais dúvidas tratadas em nosso escritório, e, também dos “posts” ou das “redes sociais”.

Por fim, disponibilizaremos o “e-book” das 10 dicas para saúde contábil de sua empresa, que abordará diversos temas de interesse de todos empresários que buscam o sucesso.

Vídeos JJR

Chamada para os vídeos.

Sua Empresa é nossa prioridade do início ao fim!
Cuidamos de tudo para você.